Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Fale conosco: (37) 3236-2120

Siga a tvi:

Segunda,
29 de abril de 2024
Vagas de Emprego

Sábado é dia de eclipse lunar e cuidados são necessários com a visão durante o fenômeno

14/10/2023 20:43

Neste sábado (14) o Brasil poderá acompanhar o eclipse anular do sol. Entretanto, para apreciar o fenômeno é necessário ter cuidado com a saúde da visão. 

Esse fenômeno astronômico ocorre quando a lua se alinha entre a Terra e o sol e seu diâmetro aparente está menor que o do sol. Dessa forma a lua não consegue cobrir o sol e cria a ilusão de um anel de fogo no céu. 


Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil será possível ver o eclipse completo. Já no restante do país o fenômeno será parcial e quem olhar para o céu nessas regiões verá o sol “mordido” pela lua. Em Minas o eclipse poderá ser apreciado a partir das 16h40. 


Cuidado com a visão

Fenômenos astronômicos podem despertar curiosidade, mas é preciso tomar alguns cuidados para apreciá-los. No caso do eclipse solar, o primeiro alerta é nunca olhar diretamente para o sol.

Esse tipo de eclipse só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, algum filtro especial ou olhando para o reflexo do sol. 

Não utilize placas de raio-x, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos, pois isso pode machucar a córnea e afetar a saúde dos olhos no geral. 

Vídeo: Sábado é dia de eclipse lunar e cuidados são necessários com a visão durante o fenômeno

Compartilhe essa notícia

NOTÍCIAS EM VÍDEO

EPISÓDIO 26 - LASANHA DE NOVA IORQUE EPISÓDIO 26 - LASANHA DE NOVA IORQUE EPISÓDIO 26 - LASANHA DE NOVA IORQUE

EPISÓDIO 26 - LASANHA DE NOVA IORQUE

Alunos da rede pública participam de doação de sangue no AME, em Pará de Minas Alunos da rede pública participam de doação de sangue no AME, em Pará de Minas Alunos da rede pública participam de doação de sangue no AME, em Pará de Minas

Alunos da rede pública participam de doação de sangue no AME, em Pará de Minas

Feira do Empreendedor será promovida neste fim de semana na FAPAM Feira do Empreendedor será promovida neste fim de semana na FAPAM Feira do Empreendedor será promovida neste fim de semana na FAPAM

Feira do Empreendedor será promovida neste fim de semana na FAPAM

Homem suspeito de assédio é preso em Pará de Minas Homem suspeito de assédio é preso em Pará de Minas Homem suspeito de assédio é preso em Pará de Minas

Homem suspeito de assédio é preso em Pará de Minas

Banner publicidade