Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Fale conosco: (37) 3236-2120

Siga a tvi:

Sexta,
03 de maio de 2024

Farmanguinhos entrega ao SUS nova opção de remédio para hepatite C

Foram entregues 800,8 mil unidades de sofosbuvir e daclatasvir.

09/11/2023 20:25

O tratamento da hepatite C no Sistema Único de Saúde (SUS) ganhará uma nova opção com alto percentual de cura a partir de novas entregas realizadas pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmanguinhos/Fiocruz). A Fiocruz divulgou nesta quarta-feira (8) que o laboratório público entregou 800,8 mil unidades farmacêuticas dos medicamentos sofosbuvir e daclatasvir ao Ministério da Saúde.

Essa é a primeira vez que Farmanguinhos disponibiliza esses medicamentos ao SUS, o que se deu por meio de uma parceria de transferência de tecnologia com a farmacêutica Blanver S.A.

Segundo a Fiocruz, a combinação sofosbuvir e daclatasvir produzida por seu instituto representará uma economia de cerca de R$ 40 milhões ao ano ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da hepatite C.

Farmanguinhos já produz o medicamento ribavirina para o tratamento de hepatites virais e agora será o primeiro laboratório público no país a produzir medicamentos associados ao sofosbuvir, que é efetivo contra diferentes tipos de vírus causadores da hepatite.

Além disso, o instituto estabeleceu recentemente um acordo para fornecer o ravidasvir, que também trata a hepatite C, em parceria com a DNDi e a farmacêutica egípcia Pharco Pharmaceuticals.

Medicamentos como o sofosbuvir e daclatasvir são as recomendações preferenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o tratamento da hepatite C.

Entre 2000 e 2021, o Brasil confirmou 718.651 casos de hepatites virais, segundo o Ministério da Saúde. O Boletim Epidemiológico das Hepatites Virais detalha que 168.175 (23,4%) foram de hepatite A, 264.640 (36,8%) de hepatite B, 279.872 (38,9%) de hepatite C e 4.259 (0,6%) de hepatite D.


Fonte: Agência Brasil

Compartilhe essa notícia

NOTÍCIAS EM VÍDEO

Dengue impacta no número de voluntários para doação de sangue em Minas Dengue impacta no número de voluntários para doação de sangue em Minas Dengue impacta no número de voluntários para doação de sangue em Minas

Dengue impacta no número de voluntários para doação de sangue em Minas

Curso de mecânico de motocicletas é dado pelo SINE com verbas da Vale do Rio Doce Curso de mecânico de motocicletas é dado pelo SINE com verbas da Vale do Rio Doce Curso de mecânico de motocicletas é dado pelo SINE com verbas da Vale do Rio Doce

Curso de mecânico de motocicletas é dado pelo SINE com verbas da Vale do Rio Doce

10ª Paraliteratura movimenta amantes dos livros na Praça Torquato de Almeida 10ª Paraliteratura movimenta amantes dos livros na Praça Torquato de Almeida 10ª Paraliteratura movimenta amantes dos livros na Praça Torquato de Almeida

10ª Paraliteratura movimenta amantes dos livros na Praça Torquato de Almeida

Usuários de drogas e familiares podem pedir ajuda via WhatsApp em novo serviço do Governo de Minas Usuários de drogas e familiares podem pedir ajuda via WhatsApp em novo serviço do Governo de Minas Usuários de drogas e familiares podem pedir ajuda via WhatsApp em novo serviço do Governo de Minas

Usuários de drogas e familiares podem pedir ajuda via WhatsApp em novo serviço do Governo de Minas

Banner publicidade